08/03/2009

Dia da mulher - 08/03

Com a inserção das mulheres no mercado de trabalho após a Revolução Industrial, o que seria uma novidade para época, sofreram com grandes jornadas de trabalho e impressionantes desigualdades que, em 8 de março de 1857 em Nova York, as mulheres resolveram se unir e brigar por melhores condições de trabalho. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar por salários justos, as mulheres chegavam a receber até um terço do salário dos homens para executar a mesma função, desigualdades que as faziam trabalhar 16 horas por dia e não recebiam um tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

Como forma de inibir os protestos, as mulheres teriam sido trancadas e queimadas vivas totalizando 129 trabalhadoras queimadas vivas. Porém, novas mobilizações por melhores condições de trabalho se seguiram nos anos seguintes.

Em 1910, na primeira conferência internacional sobre a mulher realizado no dia 8 de março foi declarado Dia Internacional da Mulher. No ano seguinte mais de um milhão de pessoas celebraram a data em alguns países da Europa.

Com o passar dos anos o Dia Internacional da Mulher se tornou uma data romântica, onde os homens têm oportunidade de homenageá-las, e nada mais apropriado que Flores.

Uma das frases do Dia Internacional da Mulher que mais me chamou a atenção foi que a mulher não precisaria de uma data, pois deveria ser homenageada todo dia.

Parabéns Mulheres.


Próximas datas especiais: